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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Uva e Vinho. |
Data corrente: |
29/02/2012 |
Data da última atualização: |
14/08/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo de Divulgação na Mídia |
Autoria: |
HOFFMANN, A. |
Afiliação: |
ALEXANDRE HOFFMANN, CNPUV. |
Título: |
Atuando entre o mundo rural e o urbano. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
A Vindima, Flores da Cunha, v. 4, n. 37, p. 6, fev. 2012. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Onde a Embrapa mais atua: no meio rural ou no meio urbano? Parece que esta pergunta já tem uma resposta pronta. Obviamente, pelas características da Embrapa, não é difícil concluir-se que nossa atuação se dá principalmente no meio rural. É junto aos produtores de uvas, de frutas de clima temperado e das vinícolas que está o nosso público-alvo. Isto é válido não apenas para a Embrapa Uva e Vinho, mas também para a grande maioria das Unidades da Embrapa. |
Palavras-Chave: |
Atendimento ao cliente; Embrapa Uva e Vinho; Enoturismo; Meio rural; Meio urbano. |
Thesagro: |
Transferência de Tecnologia; Uva; Viticultura. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/200827/1/13756-2012-p.6.pdf
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Marc: |
LEADER 01049nam a2200205 a 4500 001 1917045 005 2019-08-14 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aHOFFMANN, A. 245 $aAtuando entre o mundo rural e o urbano.$h[electronic resource] 260 $aA Vindima, Flores da Cunha, v. 4, n. 37, p. 6, fev. 2012.$c2012 520 $aOnde a Embrapa mais atua: no meio rural ou no meio urbano? Parece que esta pergunta já tem uma resposta pronta. Obviamente, pelas características da Embrapa, não é difícil concluir-se que nossa atuação se dá principalmente no meio rural. É junto aos produtores de uvas, de frutas de clima temperado e das vinícolas que está o nosso público-alvo. Isto é válido não apenas para a Embrapa Uva e Vinho, mas também para a grande maioria das Unidades da Embrapa. 650 $aTransferência de Tecnologia 650 $aUva 650 $aViticultura 653 $aAtendimento ao cliente 653 $aEmbrapa Uva e Vinho 653 $aEnoturismo 653 $aMeio rural 653 $aMeio urbano
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Registro original: |
Embrapa Uva e Vinho (CNPUV) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
08/10/2015 |
Data da última atualização: |
08/10/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
TOCCHETTO, M. R. L.; PEREIRA, L. C.; TOCCHETTO, A. L.; TOCCHETTO, F. L.; BEVILAQUA, D. B. |
Afiliação: |
MARIA REGINA L. TOCCHETTO, UFSM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ANDRE L. TOCCHETTO; F. L. TOCCHETTO; D. B. BEVILAQUA. |
Título: |
Dinaminização do processo educacional e de relações em sala de aula: fórum de discussão. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., 2006, Joinville. [Anais...]. Joinville: [s.n.], 2006. p. 1-2. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O ensino superior geralmente é centrado no professor e no seu conhecimento. As aulas geralmente são expositivas, leituras de texto e seminários, dificilmente debate-se sobre os procedimentos metodológicos do ensino superior (Silva, 1996). Pode-se dizer que muitas práticas educativas seguem uma pedagogia tradicional, centrando o ensino no professor. As aulas limitam-se na exposição do conteúdo pelo professor e ao estudante compete fazer anotações, estudar para as provas e/ou elaborar os trabalhos de pesquisa bibliográfica propostos pelo mesmo (Correa, 2004). O contexto educacional passa por um momento de transição, no qual novas metodologias de ensino e aprendizagem vêm em resposta, havendo necessidade de dinaminização das relações em sala de aula e do próprio processo educacional. As tecnologias de informação e comunicação apresentam-se como uma ferramenta para construir este ambiente crítico e transformador. Grabauska e Bastos (2003) partindo dos pressupostos da investigação-ação, incorporaram os procedimentos da pedagogia da libertação ?uma nova dimensão, nitidamente interessada em emancipação dos seres humanos e francamente favoráveis transformação da realidade??. Não podemos ser educadores críticos e transformadores sem criticar, sem estar aberto às críticas e, sem transformar as relações educativas no cotidiano da sala de aula (Correa, 2004). O uso de diferentes ambientes, virtual e presencial, ao incorporar ao processo de ensino-aprendizagem, oportuniza esta visão crítica da realidade, a partir da investigação e ação. Dispõe-se hoje de uma ferramenta muito completa para ser utilizada no ensino, a internet. A rede mundial de computadores evolui constantemente, pois não trafegam pela rede apenas textos e imagens, mais sim vídeos, som e qualquer tipo de mídia. A internet é considerada um dos meios de comunicação mais completos, pois consegue suportar diferentes mídias, e com certeza é uma ferramenta muito bem vista e muito bem utilizada na educação. Utilizar o computador, de modo geral e a internet, de modo particular, não significa trocar o giz e a lousa pela tela e o mouse. Significa, principalmente, mudar de atitude: o professor não pode mais agir na forma tradicional onde o aluno é apenas um sujeito passivo do processo - Ele precisa ?saber? - e isso não se dá pelo simples uso da internet. A mudança necessária do professor se faz em qualquer ambiente, pois não é o ambiente que precisa mudar: é a mentalidade com respeito ao processo ensino-aprendizagem (Mayer et all, 2001). O uso da internet em conjunto com o ensino presencial se torna igualmente relevante, face, muitas vezes, a inexistência de tempo, a uma maior interação entre os alunos e o professor e, alunos e alunos (Ferraz, 2004). Não se deve considerar que esta nova tendência, principalmente no campo educacional, vá levar a uma informatização do ensino. Pelo contrário, as novas possibilidades de informação e comunicação, se bem utilizadas, poderão tornar a educação mais eficiente e inovadora (Carvalho e Schee, 2004). Este contexto contribuiu para a definição do objetivo trabalho, que foi construir um ambiente virtual, Fórum de Discussão, a fim de complementar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. MenosO ensino superior geralmente é centrado no professor e no seu conhecimento. As aulas geralmente são expositivas, leituras de texto e seminários, dificilmente debate-se sobre os procedimentos metodológicos do ensino superior (Silva, 1996). Pode-se dizer que muitas práticas educativas seguem uma pedagogia tradicional, centrando o ensino no professor. As aulas limitam-se na exposição do conteúdo pelo professor e ao estudante compete fazer anotações, estudar para as provas e/ou elaborar os trabalhos de pesquisa bibliográfica propostos pelo mesmo (Correa, 2004). O contexto educacional passa por um momento de transição, no qual novas metodologias de ensino e aprendizagem vêm em resposta, havendo necessidade de dinaminização das relações em sala de aula e do próprio processo educacional. As tecnologias de informação e comunicação apresentam-se como uma ferramenta para construir este ambiente crítico e transformador. Grabauska e Bastos (2003) partindo dos pressupostos da investigação-ação, incorporaram os procedimentos da pedagogia da libertação ?uma nova dimensão, nitidamente interessada em emancipação dos seres humanos e francamente favoráveis transformação da realidade??. Não podemos ser educadores críticos e transformadores sem criticar, sem estar aberto às críticas e, sem transformar as relações educativas no cotidiano da sala de aula (Correa, 2004). O uso de diferentes ambientes, virtual e presencial, ao incorporar ao processo de ensino-aprendizagem, oportuniza esta visão crít... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Educação ambiental. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/130878/1/2006AA-017.pdf
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Marc: |
LEADER 03933nam a2200169 a 4500 001 2026099 005 2015-10-08 008 2006 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aTOCCHETTO, M. R. L. 245 $aDinaminização do processo educacional e de relações em sala de aula$bfórum de discussão.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., 2006, Joinville. [Anais...]. Joinville: [s.n.], 2006. p. 1-2.$c2006 520 $aO ensino superior geralmente é centrado no professor e no seu conhecimento. As aulas geralmente são expositivas, leituras de texto e seminários, dificilmente debate-se sobre os procedimentos metodológicos do ensino superior (Silva, 1996). Pode-se dizer que muitas práticas educativas seguem uma pedagogia tradicional, centrando o ensino no professor. As aulas limitam-se na exposição do conteúdo pelo professor e ao estudante compete fazer anotações, estudar para as provas e/ou elaborar os trabalhos de pesquisa bibliográfica propostos pelo mesmo (Correa, 2004). O contexto educacional passa por um momento de transição, no qual novas metodologias de ensino e aprendizagem vêm em resposta, havendo necessidade de dinaminização das relações em sala de aula e do próprio processo educacional. As tecnologias de informação e comunicação apresentam-se como uma ferramenta para construir este ambiente crítico e transformador. Grabauska e Bastos (2003) partindo dos pressupostos da investigação-ação, incorporaram os procedimentos da pedagogia da libertação ?uma nova dimensão, nitidamente interessada em emancipação dos seres humanos e francamente favoráveis transformação da realidade??. Não podemos ser educadores críticos e transformadores sem criticar, sem estar aberto às críticas e, sem transformar as relações educativas no cotidiano da sala de aula (Correa, 2004). O uso de diferentes ambientes, virtual e presencial, ao incorporar ao processo de ensino-aprendizagem, oportuniza esta visão crítica da realidade, a partir da investigação e ação. Dispõe-se hoje de uma ferramenta muito completa para ser utilizada no ensino, a internet. A rede mundial de computadores evolui constantemente, pois não trafegam pela rede apenas textos e imagens, mais sim vídeos, som e qualquer tipo de mídia. A internet é considerada um dos meios de comunicação mais completos, pois consegue suportar diferentes mídias, e com certeza é uma ferramenta muito bem vista e muito bem utilizada na educação. Utilizar o computador, de modo geral e a internet, de modo particular, não significa trocar o giz e a lousa pela tela e o mouse. Significa, principalmente, mudar de atitude: o professor não pode mais agir na forma tradicional onde o aluno é apenas um sujeito passivo do processo - Ele precisa ?saber? - e isso não se dá pelo simples uso da internet. A mudança necessária do professor se faz em qualquer ambiente, pois não é o ambiente que precisa mudar: é a mentalidade com respeito ao processo ensino-aprendizagem (Mayer et all, 2001). O uso da internet em conjunto com o ensino presencial se torna igualmente relevante, face, muitas vezes, a inexistência de tempo, a uma maior interação entre os alunos e o professor e, alunos e alunos (Ferraz, 2004). Não se deve considerar que esta nova tendência, principalmente no campo educacional, vá levar a uma informatização do ensino. Pelo contrário, as novas possibilidades de informação e comunicação, se bem utilizadas, poderão tornar a educação mais eficiente e inovadora (Carvalho e Schee, 2004). Este contexto contribuiu para a definição do objetivo trabalho, que foi construir um ambiente virtual, Fórum de Discussão, a fim de complementar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. 650 $aEducação ambiental 700 1 $aPEREIRA, L. C. 700 1 $aTOCCHETTO, A. L. 700 1 $aTOCCHETTO, F. L. 700 1 $aBEVILAQUA, D. B.
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